A umectação com óleo de coco vem sendo uma das mais queridas entre as cacheadas. Essa prática nada mais é que deixar a hidratação e nutrição do seu cabelo em dia. Além disso, o óleo de coco é um dos melhores óleos que podemos passar nos fios, por isso opte sempre pela compra do óleo natural extra virgem.
Você sabe quais as vantagens do óleo de coco nas madeixas? Acompanha com a gente.
Umectação com óleo de coco: Quais os benefícios do óleo de coco para o cabelo?
O óleo de coco dá brilho, maciez, diminui o frizz e diminui as pontas duplas em todos os tipos de cabelo. Esse óleo maravilhoso contém vitamina E, vitamina K, ferro e ácidos graxos, com propriedades antifúngicas e antibacterianas, que agem diretamente no eixo capilar. Ele também atua contra caspas, ressecamento e perda de proteína nos fios.
E não paramos por aqui, o óleo de coco também:
- Diminui a perda de cabelos
- Previne grandes danos nos fios
- Tem o efeito refrescante
- Retém a umidade do cabelo
- É um ótimo condicionador
- Finalizador de penteados
- Protege contra piolhos
- Tonifica os fios
- Trata espinhas e furúnculos que abrem no couro cabeludo
- Diminui pontas duplas
- Estimula o crescimento
Umectação com óleo de coco: Para que serve a umectação capilar?
A umectação capilar serve para dar brilho, macies, alinhar, reparar e alisar os fios. Resumindo a umectação devolve os lipídios que são necessários em nossos fios que são removidos quando estão ressecados, com penteados, amarrados e sem vida.
A umectação capilar pode ser feita com qualquer óleo vegetal, mas o óleo de coco tem toda uma preferência pelos ótimos resultados que vimos de nossas seguidoras.
Umectação com óleo de coco: Como fazer? Confira o passo a passo!
O que você vai precisar?
- 1 recipiente de plástico
- 1 colher de óleo de coco (ou o suficiente para o seu cabelo)
Passo a passo:
1° passo: Em um recipiente de plástico adicione uma colher de óleo de coco (dependendo do lugar, o óleo de coco vem com a consistência pastosa). Derreta essa quantidade de óleo de coco em banho maria.
Atenção: Não derreta o óleo diretamente ao fogo!
2° passo: Com o cabelo seco e o óleo morno ( ou quase chegando no frio), aplique mecha por mecha. Da raiz até as pontas.
3° passo: Quando a aplicação for concluída, faça uma mini massagem com as pontas dos dedos no couro cabeludo (isso estimulará o crescimento dos fios).
4° passo: Deixe o óleo agir por cerca de 2 horas, este tempo é o suficiente para que os fios absorvam todos os nutrientes do óleo de coco.
5° passo: Após o tempo de descanso, lave o cabelo com abundância. O shampoo deve ser para o seu tipo de cabelo, lave pelo menos 2 vezes para garantir que o resultado não fique oleoso.
6° passo: Finalize com o condicionador apenas nas pontas.
7° passo: Se preferir seque com secador em temperatura morna. Sua madeixa vai ficar macia, sem frizz e muito sedosa.
Obs: A umectação com óleo de coco pode ser feita, toda semana se os fios estiverem muito danificados, ou de 15 em 15 dias para cabelos com poucos danos. A umectação pode ser feita a noite também, se preferir. É o mesmo procedimento, o que muda é que o óleo de coco vai ser aplicado nos fios à noite e ficará até o dia seguinte pela manhã.
Umectação com óleo de coco: Cuidados!
O uso da umectação com óleo de coco é muito seguro, mas é necessário ter alguns pequenos cuidados.
- O primeiro deles está relacionado a temperatura. Ainda que, é indicado usar o óleo de coco quente, é essencial que tenha cuidado para não se queimar no manuseio com o óleo e na aplicação.
- Tudo que falamos anteriormente pode ser usado normalmente, mas o uso diário ou em maior quantidade que o normal por aplicação não é nem um pouco indicado. Se o seu cabelo for oleoso, o uso excessivo do óleo de coco pode redobrar a oleosidade. Então temos que maneirar na quantidade.
- Em caso de muita oleosidade, opte por aplicar o óleo de coco nas pontas e evitar o couro cabeludo.
- Tomando esses cuidados, qualquer tipo de cabelo pode fazer o uso da umectação com óleo de coco.
AINDA NÃO ACABOU!
VEM COM A GENTE!
Recomendados Para Você: