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Mulheres X Trabalho


06/05/2017 | Postado em Colunas

A mulher no mercado de trabalho e os padrões de imagem

O que vem à sua cabeça quando pensa em uma mulher de sucesso no mundo dos negócios?
Aposto que é algo parecido com isso:

 

O uso do tailleur (ou terninho) parece ser algo totalmente relacionado às mulheres de sucesso. Se avaliarmos que essa peça deriva do vestuário masculino, veremos que o motivo do sucesso do tailleur entre as mulheres no mundo dos negócios remete a um desejo de igualdade.

E não é à toa que a imagem de uma mulher de terninho veio à sua cabeça  quando pensou em uma executiva. Esse é o estereótipo disseminado pelos meio de comunicação.

Duvida? Veja, então, o resultado de uma busca por “mulheres executivas” no Google Imagens: clique aqui.

Mas será que essa imagem reflete a realidade atual das mulheres no mercado de trabalho? Com certeza não!

Mudando a visão

Foi pensando em mudar essa realidade que Sheryl Sandberg, Diretora do Facebook, juntou-se ao Getty Images em uma parceria com a organização não lucrativa LeanIn.org. O Getty Images é um dos maiores bancos de imagens do mundo, e, nessa parceria, está oferecendo uma coleção especial de fotos que mostram mulheres e famílias de maneira mais condizente com a realidade contemporânea.

A questão “Mulheres X Trabalho” sempre trouxe muitas discussões sobre o papel da mulher na família e no mercado profissional. Por isso, essa coleção de fotos mostra mulheres profissionais em diversos ramos de atuação, quebrando vários paradigmas – são mulheres médicas, pintoras, padeiras, mecânicas, soldados e também garotas em skates, mulheres levantando peso e pais trocando as fraldas do bebê, mulheres nos escritórios com trajes e cortes de cabelo contemporâneos, usando tablets ou smartphones.

Fugindo dos padrões

Quando vemos imagens de mulheres, garotas e homens, com frequência elas se inserem em estereótipos. Precisamos superar esses estereótipos. As profissões evoluíram, as mulheres evoluíram e a sociedade como um todo se transformou.

Pensar em Beleza não é pensar nos padrões estabelecidos pelo mercado da moda, assim como pensar em “Mulheres Executivas” não deve ser algo relacionado a um determinado tipo de roupa. Esses tipos padrões – sejam de beleza ou de estilo – precisam acabar.

Jonathan Klein, cofundador e diretor executivo da Getty Images, destaca a importância da ação levando em conta o atual momento, em que a comunicação está cada vez mais baseada em imagens: “A imagem tornou-se o meio de comunicação desta geração e isso significa que a maneira como as pessoas são retratadas visualmente terá muito mais influência na maneira como são vistas e percebidas”, destaca.

Então, a Imagem continua tendo um papel fundamental na sociedade e no mercado de trabalho. Porém, é preciso que a sua Imagem Pessoal seja construída com base em seus valores, seus objetivos, seu estilo, seu tipo de profissão e seu ambiente de trabalho. Ou seja, para cada pessoa existe um tipo de Imagem Pessoal ideal a ser construída.

Assim como não devemos achar que para ser bonita precisamos ser igual às modelos de capas de revistas, também não devemos pensar que a mulher de negócio é apenas aquela que se veste de terninho.

Vista-se de acordo com sua personalidade e seu contexto profissional e tenha uma Imagem de Sucesso única – que é só sua e de mais ninguém. Com ou sem tailleur, não importa, o importante é ser coerente com seus objetivos profissionais e seu estilo.

Sucesso!

Silvana Lages (Clique para saber mais sobre a autora)

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