Shampoo e danos aos cabelos | Portal Salão Brasil

Shampoo & Danos aos Cabelos


23/04/2017 | Postado em Colunas

SHAMPOO & DANOS AOS CABELOS

Você sabia que a lavagem diária dos cabelos com um shampoo comum elimina partículas de sujeira, poluição, sebo do couro e também pequenas partes do próprio fio? Isso contribui para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas.

Em experimentos realizados no laboratório de físico-química aplicada da Unicamp, publicados na Colloids and Surfaces, o time de pesquisadores explicou como o tensoativo afeta a integridade e a cor dos fios.

Foram feitas baterias de testes com mechas de cabelos castanhos que nunca haviam passado por tratamento químico. As mechas foram lavadas com um shampoo contendo LESS(laurel éter sulfato de sódio) como tensoativo principal, exatamente como as fórmulas comuns de mercado.

espuma-cabelo

Os fios foram avaliados em microscópio eletrônico e, pasmem, a partir de 2 meses de banhos diários de 15 minutos – surgiram BURACOS E TRINCAS NA CUTÍCULA, a parte mais externa dos fios.

Os danos aos fios aumentaram quando, numa segunda etapa de testes foi reproduzida uma situação mais próxima à que as pessoas enfrentam no cotidiano. Em vez de deixar as amostras de cabelo de molho, elas foram esfregadas suavemente por 2 minutos, antes de enxaguá-las com água quente. Em seguida as mechas molhadas foram escovadas e secadas com um secador de cabelos. Desta vez os prejuízos apareceram mais cedo, depois de 20 repetições os danos à cutícula já apareceram.

Executado 120 vezes, o equivalente a 4 meses de lavagens, escovações e secagens diárias, esse tratamento praticamente eliminou as cutículas! E afetou também o córtex, região interna do fio que concentra 80% da queratina do cabelo.

E agora?

Minhas dicas:

  • Procure fórmulas mais suaves, sem LESS. No rótulo vai estar escrito “ Sem sulfato”
  • Opte por produtos contendo aminoácidos reestruturadores, que vão ajudar na reposição da massa proteica do fio;
  • Friccione o menos possível seus fios de cabelo ao lavar;
  • Remova o excesso de água com a ajuda de uma toalha bem absorvente e só use o secador para estilizar o penteado, preferencialmente a frio;
  • Adote as máscaras hidratantes para uso semanal;
  • E visite seu cabeleireiro pelo menos 1 vez por mês, para uma avaliação e tratamento mais intensivo!


Mais informações sobre Sonia Corazza: www.soniacorazza.com.br

© 2017 Salão Brasil - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por M2R Digital