O mercado da beleza em plena mudança | Portal Salão Brasil

O mercado da beleza em plena mudança


07/11/2017 | Postado em Colunas

O mercado da beleza está em plena mudança!
É o mercado que mais cresce e emprega no Brasil.

Está todo mundo de olho nesse mercado…

O segmento da beleza vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, e muitos investidores entraram para esse mercado, pois o setor irá certamente dobrar de tamanho e faturamento nos próximos 10 anos, mas nem tudo são flores…

Devido ao grande crescimento do mercado, muitas empresas, e profissionais pouco qualificados estão navegando em nosso segmento.

Naturalmente que isso acontece devido a grande demanda de profissionais para o setor. Muitas empresas estão precisando de profissionais qualificados, mas o mercado não dá tempo para essa formação e também não investem para que isso aconteça. Isso é uma característica típica de um mercado que cresceu rápido demais, e vem tentando se profissionalizar e se abastecer com o “avião no ar”.

O mercado de salões de beleza é um dos setores que mais vem sofrendo com esse crescimento, pois tem a difícil missão de encontrar bons profissionais para contratar. É um mercado ainda muito amador, e não se consegue buscar profissionais com boa capacitação.

A mesma situação acontece com indústrias do segmento profissional – suas equipes de vendas não estão preparadas para trabalharem seus clientes (os salões), mas as pessoas são literalmente arremessadas para o mercado sem sequer uma qualificação apropriada, mas devido a grande fragilidade do outro lado (os donos dos salões/compradores também amadores), ainda conseguem algum resultado.

Mas, essa mamata vai acabar…

Ainda estamos assistindo na grande maioria dos salões e até nas empresas do setor, um pensamento retrógrado que não deveria mais pertencer aos empresários brasileiros –  investem em “lindas paredes”, e esquecem do mais importante que é a capacitação de suas equipes.

No salão, o empresário tem que entender que sua empresa é uma prestadora de serviços, composta por uma equipe de profissionais, onde todos devem ter suas tarefas muito bem definidas, com meta, criatividade, trabalho em equipe, objetivo por setor, e principalmente todos devem ser avaliados periodicamente pelos seus resultados.

O empresário de salão de beleza poderá ter seus dias contados se não enxergar que seu negócio é uma empresa. Essa afirmação serve para todos os empresários que não cuidar bem de sua empresa e de sua equipe.

Vejo estruturas belíssimas, salões com móveis de primeiro mundo, equipamentos de alta tecnologia, investimentos em estruturas físicas milionárias, mas e as equipes?

Uma equipe bem afinada, atendendo muito bem seus clientes, favorece substancialmente para que seu maior patrimônio – o cliente – retorna ao estabelecimento. Naturalmente que não é só isso, precisamos lembrar sempre dos três “ P ”:

– pessoas/profissionais;

– processos;

– produtos;

Temos que ter total responsabilidade, e investimento contínuo nesse trabalho. É obrigação do empresário sempre investir na capacitação de suas equipes: motivação, conhecimento técnico, bom atendimento, simpatia, esse trabalho é eterno.

Todas as empresas tem que ter muito bem definido seus processos. Os profissionais que trabalham em suas equipes tem que saber o que cada um tem que fazer, e o que é necessário para chegar a um bom resultado, melhorando sempre, pois hoje já não basta fazer o que seu cliente quer – temos que surpreendê-lo, superar as expectativas.

Certamente teremos cada vez mais concorrentes, e não temos que ter medo disso – só tem medo da concorrência quem não se sente preparado. Concorrência é saudável em qualquer setor, faz com que não nos acomodemos e procuramos melhorar sempre mais…

O empresário tem que tirar o “s“ da crise – crie, invista e sonhe mais! Com isso você poderá obter cada vez mais recursos, para investir em seu negócio. Faça parcerias com seus fornecedores, invista em espaços ociosos, leve ao seu cliente muito mais do que ele espera, maximize seus recursos e supere suas metas.

Crie planos de bonificação por meritocracia dentro do seu negócio. Quem se empenha mais e tem melhores resultados, merece ser recompensado $$$$.

Valorize os seus profissionais – o cabeleireiro muitas vezes nem sabe o quanto ele é importante, pois trabalha com o emocional do cliente: autoestima, vaidade,  ele é um psicólogo, é um empreendedor, um visionário, empresário…

O cabeleireiro trabalha no campo dos desejos e dos sonhos – o campo dos desejos é algo ilimitado…

É incansável nosso trabalho! Temos que trabalhar 90% do nosso tempo, e nos 10% restante temos que parar e pensar no trabalho/negócio, pois somente assim superaremos nossas metas e teremos êxito em nossas realizações.

Lembre-se:

– acredite em seu potencial;

– pense positivo;

– aja com entusiasmo sempre;

– anime-se nos momentos de desafios;

– elimine todo medo, raiva e ansiedade;

– acredite em seus sonhos;

– tenha metas claras e específicas;

– evite pessoas negativas;

– sonhe alto;

Tenha uma equipe que torça pelo Tarzan e não pelo jacaré, na luta da selva dos negócios.

O sucesso está te esperando…                                                                                                                                                                                                                            

Rogerio David – Palestrante e Diretor Comercial
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