Tudo o que você quer saber sobre hidratação dos cabelos | Portal Salão Brasil

Tudo o que você quer saber sobre hidratação dos cabelos


20/03/2016 | Postado em Colunas

Coluna lembra as boas maneiras de dar vida aos fios

Entra ano, sai ano e a busca por um cabelo forte e bonito continua, não é? Por conta disso, essa coluna especial lembra as melhores dicas de Rodrigo Cintra para hidratar os fios e, com isso, dar nova vida a eles.

Nutrição ou reconstrução?

Antes de tudo, é necessário entender qual é a necessidade dos seus cabelos. Se você passou por procedimentos químicos, como o alisamento, e as madeixas precisam de força, então a pedida é a reconstrução. Esse tipo de hidratação, feita com produtos principalmente à base de queratina, trata os fios por dentro e fortalece. Para quem abusou do mar, da piscina ou é adepta fiel da escova, o ideal é a nutrição. Feita com produtos à base de óleo e com vitaminas, ela vai agir na parte externa dos cabelos e deixá-los macios, brilhosos e fáceis de desembaraçar.

Intercale os produtos

Cremes de altíssima nutrição não devem ser aplicados todos os dias, porque podem deixar o aspecto dos fios pesado. A dica é utilizar um mais leve a cada dois dias e, no terceiro, passar o mais encorpado.

Hidrate em casa sem susto

Para começar, lave os cabelos com uma água de morna para fria e aplique o xampu em quantidade equivalente a duas moedas de R$ 1por todo o cabelo. Se tiver o couro cabeludo oleoso, esfregue e para estimular a oleosidade no seco, massageie. Depois de enxaguar,aplique do meio para as pontas uma mistura de máscara de alta nutrição e gotas de alguns tipos de óleos, como argan, macadâmia ou abacate.  Deixe agir de cinco a dez minutos e enxágue.

Nota: a mistura de creme e óleo deve ser levada ao micro-ondas por aproximadamente 10 segundos antes da aplicação. Morna, ela dilata as escamas dos fios e penetra melhor. Essa hidratação pode ser feita a cada dez dias.

Erros mais comuns:

Hidratado não é igual a oleoso
Fios hidratados têm mais brilho e a oleosidade pode causar um efeito semelhante, mas issonão quer dizer que o cabelo oleoso esteja bem nutrido. A oleosidade é ácida e fecha as escamas dos fios. Para não correr esse risco, sempre se lembre de enxaguar bem os cabelos.

Não fique com o creme o dia todo nos cabelos
Se você costuma deixar condicionador ou máscara no cabelo o dia todo achando que a hidratação vai ser mais forte, não faça isso. Deixar o condicionador no cabelo por muito tempo ao invés de tratar os fios pode ressecar, porque a química do produto pode queimar as escamas do seu cabelo. Por isso existem os leave-in, que são condicionadores próprios para serem deixados nos fios.

Troque os produtos pelos motivos certos
Apesar do mito, cabelos não se acostumam com produtos, mas cada produto tem seus agentes e suas proteínas. Às vezes por conta de um determinado ativo em um xampu, seu cabelo já recuperou tudo que precisava naquele setor. Aí sim é indicado usar um outro produto para colocar proteínas diferentes nos fios.

 

Sobre Rodrigo Cintra:
Hairstylist formado professor em Barcelona (Espanha), Vidal Sasson (Estados Unidos) e Cebado (Espanha) onde adquiriu seu estilo de trabalho moderno e preciso. Eleito um dos  melhores cabeleireiros do Brasil.

www.rodrigocintra.com

 

© 2017 Salão Brasil - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por M2R Digital