O Profissional Ideal | Portal Salão Brasil

O Profissional Ideal


01/03/2017 | Postado em Colunas

O Profissional ideal – Plano de Carreira

Dois ou três proprietários de negócios da beleza reunidos, conversando sobre seus empreendimentos por mais de 20 minutos, pode ter a certeza de que o assunto mão de obra capacitada e rotatividade será um dos assuntos principais desta conversa.

Todos buscam profissionais ideais e perfeitos para o seu negócio, e esta busca não é tão simples assim, por isso quando entro neste assunto com os colegas a minha primeira pergunta é: Você acredita que buscar este profissional “ideal” no mercado é a melhor solução?!

O grande desafio hoje de um gestor é manter um quadro com mão de obra capacitada e de confiança. A busca por profissionais especializados tende a se acentuar em cenários de crescimento do mercado, como o da beleza. Estudos realizados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos  (Abihpec), as oportunidades de trabalho em salão de beleza tem aumentado a cada ano.

Dentro da minha experiência posso comprovar que mais importante que buscar novos artistas  é planejar a evolução dos profissionais empregados, mantendo e incentivando os talentos da casa, o plano de carreira é essencial para mostrar ao mercado aquilo que se deseja.

A principal vantagem deste planejamento é direcionar motivação da equipe em função das necessidades empresariais, pois pensando no desenvolvimento interno traz sempre uma estabilidade maior para o funcionário, novas habilidades são descobertas e os ganhos são mútuos.

Não basta ter um bom plano desenhado, no papel, é preciso administrá-lo, pensando nas descrições dos cargos, suas funções e os pré-requisitos fundamentais para uma futura promoção, transições de salários e avaliações de competências, habilidades e atitudes desejadas, tudo isso levando em consideração valores competitivos para o mercado e ações viáveis para os seus negócios.

Com este investimento, é natural que aconteça o contrário do que muitos empresários fazem na constante busca por profissionais, afinal um salão que possui um ótimo plano de carreira  tem uma boa estratégia para atrais por  novos colaboradores e mantê-los engajados na equipe.

DICAS DE COMO FAZER UM PLANO DE CARREIRA EFETIVO:

– Traçar a missão e o objetivo do seu negócio. Um bom plano começa na identidade do salão, se isto ainda não for claro, é preciso que todos tenham conhecimento e sintam a necessidade de colaborar e fazer parte das ferramentas necessárias para conquista dos objetivos estabelecidos;

– Desenhar junto a cada funcionário o perfil de trabalho, pensando nas habilidades pessoais. A maior parte dos problemas de um salão está nos colaboradores e não em suas habilidades técnicas;

– Elabore uma política de incentivo para a promoção da sua equipe. Trace metas e o principal seja claro e muito correto no formato de avaliação;

– Observe a legislação antes de definir os salários e bônus. Elabore uma graduação conforme a evolução dos cargos, lembrando que empregados com postos iguais devem sempre receber o mesmo valor;

– Revise sempre o planejamento, é fundamental pois a área da beleza é muito dinâmica e as suas funções mudam com o tempo. É preciso avaliar o que deu certo e ajustar o que não conseguiu um bom resultado.

 

Um grande abraço, até a próxima!

Ass stevanato
J. Stevanato
Publisher Revista YOU Brasil

www.jstevanato.com.br

© 2017 Salão Brasil - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por M2R Digital