Algas marinhas para a Cosmética | Portal Salão Brasil

Algas marinhas para a Cosmética


15/05/2016 | Postado em Colunas

Fórum de Inovação em Cosmetologia Multifuncional prioriza projeto que utiliza algas marinhas do litoral do Ceará para a Cosmética

Evento do ISIC – Instituto Schulman de Investigação Científica –  espera reunir mais de 60.000 profissionais do setor e traz um dos maiores pesquisadores do mundo Prof. Dr. Ahmed Elkhyat, de Besançon, França

Hoje em dia, busca-se na estética e nos cosméticos recursos e produtos para retardar o envelhecimento da pele. E é no fundo do mar que se escondem verdadeiras relíquias que fazem bem à saúde e à pele, trata-se das algas marinhas, grandes aliadas, por exemplo, no preparo de diversos pratos, da salada à sobremesa. Usadas nas indústrias de alimentos e cosméticos, as algas marinhas têm potencial biotecnológico. Estudos brasileiros mostram que compostos produzidos por elas têm ação antioxidante e fotoprotetora.

Para quem se preocupa com a beleza e saúde da pele, a mais nova emulsão cosmética, de tratamento, contendo algas marinhas do litoral cearense será apresentada no – 1º. Fórum Internacional ISIC de Inovação em Cosmetologia Multifuncional Aplicada à Estética, com o tema: Inovação Cosmética – O Universo da Estética fundamentado na Pesquisa e Desenvolvimento, Indústria, Gestão e Mercado.

O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro/2016 em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, em paralelo com o 25º. Encontro Regional da Beleza.

Fórum Internacional ISIC foi um grande encontro do universo da beleza com profundo conteúdo científico e contou com a participação de todos os estados do Norte e Nordeste, uma realização ISIC – Universidades, em parceria com a Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará, onde participaram cerca de 60.000 pessoas e o fórum contou com um auditório lotado para 250 inscritos. Pelo público expressivo, optamos por apresentar o desenvolvimento de uma linha cosmética, resultado do curso de Pós-Graduação em Cosmetologia IVESP-UVA.

Pesquisas apontam que no Brasil existem mais de 3 milhões de profissionais de beleza no país, quase 3.000 empresas de cosméticos registradas,  porém, muitas existentes e não conhecidas, mais de 500 mil estabelecimentos da área e sedia em São Paulo, a segunda maior feira de cosméticos do mundo, a Beauty Fair.

Por isso, o público alvo do evento foi bem abrangente são principalmente formados por profissionais da beleza e saúde em geral, com foco na área das Ciências Cosméticas, com um público.

Nesta oportunidade, tivemos a participação de um dos maiores pesquisadores do mundo, o palestrante internacional Prof. Dr. Ahmed Elkhyat, do Centro de Estudos e Investigação sobre o Tegumento (CERT), de Besançon, França,  cidade de Victor Hugo, com o intuito de dar visibilidade a investigação da indústria do estado por meio da pesquisa pura e aplicada, transformando esta questão em oportunidade de negócios.

ISIC – Instituto Schulman de Investigação Científica é uma associação de apoio, incentivo, manutenção e financiamento de pesquisas relacionadas a cosméticos, tendo também o objetivo de auxiliar a profissionalização de profissionais da saúde e beleza e interessados em desenvolver técnicas no segmento.

O projeto ISIC-Educacional-Ceará será coordenado pela Professora e Coordenadora do Curso de Estética da FAMETRO, Liskévia Bezerra Costa Lobo, juntamente com Paulo Sombra, Coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Ceará.

Para a Professora Liskévia Bezerra, o mercado de Estética é abrangente, envolve indústria, escolas, área hospitalar, clínicas, spas, por isso é fundamental o aperfeiçoamento do profissional para alcançar destaque. Vamos, inclusive, lançar a primeira Pós-Graduação em Tricologia Cosmética, voltada para médicos, visagistas.

O ISIC estará realizando uma parceria inédita com a segunda maior Feira de Cosméticos do Mundo, a Beauty Fair, em São Paulo, que ocorrerá em setembro de 2016, onde participarão todas as Instituições do país, em um Projeto Educacional Intra e Inter Estados. Estaremos contemplando todas as entidades de ensino, seguindo uma mecânica que será apresentada no Fórum ISIC Internacional, incentivando o Estado do Ceará, a estar presente aqui por meio de Educação, Trabalho, Indústria, Mercado, Turismo, entre outros?, ressalta.

Também constou da pauta do evento, o Projeto Reeducandas – Curso de Assistente de Profissional de Beleza – que consiste em um curso com noções básicas para auxiliares em clínica de estética às detentas. O projeto é conduzido pelo ISIC /Vita Derm que desenvolve o cronograma do curso, seleciona o material de apoio necessário e os produtos a serem usados.

A proposta contém aulas semanais com as mulheres do sistema penitenciário em regime aberto, semi-aberto ou fechado, e são ministradas por técnicos da área de estética do ISIC/Vita Derm  com foco em: técnicas de estética facial e corporal, noções básicas de como administrar um salão e de como atender um cliente, para atuar junto à sociedade (crianças, idosos, comunidade em geral, funcionários, consumidores, meio ambiente, etc.).

A primeira edição do Projeto aconteceu em Campinas e a segunda etapa em São Paulo. Esta é uma oportunidade oferecida pelo ISIC/Vita Derm cooperar na reintegração destes indivíduos, vencendo preconceitos e ampliando as opções de trabalho, afirma Dr. Marcelo Schulman.

Fórum ISIC – Internacional trouxe ao segmento da Saúde e Beleza um conteúdo programático nas áreas da Ciência e Tecnologia focando o tripé Educação, Indústria e Mercado, interagindo com todas as áreas acadêmicas do setor, estreitando relacionamentos.

Mais informações, acessewww.isic.net.br/

© 2017 Salão Brasil - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por M2R Digital