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Limpeza de Pele – meu cartão de visita!


07/08/2017 | Postado em Colunas

 Limpeza de Pele – Meu cartão de visita!

A limpeza de pele é um dos tratamentos faciais mais realizados nas clínicas de estética brasileiras, e acredite, fora do país não é uma prática comum, e quando é, o protocolo é feito de um modo bem diferente do que fazemos aqui.

O cliente muitas vezes não tem conhecimento de todos os tratamentos que são realizados pelo profissional da estética, mas sabe muito bem que em uma clínica de estética tem limpeza de pele. Inúmeras vezes nosso primeiro contato com o cliente é através desse procedimento, que nos permite conhecer a avaliar a pele dele com extrema minuciosidade.

Não se trata de um procedimento simples onde fazemos apenas a extração de comedões e pústulas, trata-se de um procedimento trabalhoso que requer cuidados especiais de biossegurança, conhecimento técnico, uso de produtos, e ambiente adequado com equipamentos funcionais, e, além disso, a limpeza de pele deve ser bem aproveitada pelo profissional da estética para conhecer melhor o seu cliente, suas necessidades e entender a fundo as características de sua pele, o que irá ampliar as chances de novas opções de tratamento, fidelização e a satisfação tão esperada.

As normas de biossegurança devem ser respeitadas – é indispensável reduzir o risco de infecções e trazer segurança ao protocolo. Ambiente limpo e devidamente higienizado, todo o material utilizado deve estar devidamente desinfetado, bem como a lupa, as embalagens dos produtos utilizados, toalhas, lençóis e qualquer outro utensílio envolvido no protocolo.

O procedimento deve ser feito com muita atenção e dedicação – aquele momento é só dele – ele pagou por isso, e deve receber total atenção durante o período do tratamento, nada de usar o tempo que o cliente está no vapor ou na máscara para conversar no WhatsApp. Aproveite esse momento para conhecer melhor o seu cliente e para apresentar a ele outros serviços disponíveis, e até mesmo para fazer a indicação de tratamento home care, fazer orientações quanto aos cuidados diários com a pele e sugerir tratamentos adequados que podem fazer com o cliente esteja sempre presente em seu estabelecimento. Lembre-se, quem faz a melhor propaganda de você é você mesmo! Aproveite cada minuto para se autodivulgar, sempre pensando na melhor opção de gerar satisfação ao seu cliente. Cliente satisfeito é cliente fiel, cliente fiel é sinônimo de sucesso profissional.

A limpeza de pele é um dos tratamentos mais demorados, e como todo o tempo é precioso, precisamos valorizar cada segundo, prepare um ambiente agradável, atualize seu conhecimento profissional e intelectual, precisamos de assunto para conversar com o cliente. Lembre-se, relacionamento é fundamental e auxilia na fidelização dos seus clientes. Explique ao cliente cada etapa da limpeza, porque está usando tal produto, qual a tecnologia em ativos que você escolheu para a pele dele, deixe claro que você trabalha com qualidade, procure produtos que te traga praticidade e conforto ao seu cliente, proporcione bem estar, promova massagem nas mãos, nos pés, ou no couro cabeludo nos períodos de ação dos produtos na pele, cuide do seu cliente e faça com que ele perceba que é isso que você está fazendo naquele momento.

Enxergue o cliente como um todo, e olhe para aquele momento como uma oportunidade de conquista, seu desempenho deve ser feito com excelência, uma limpeza de pele bem feita mantém seu cliente por perto e traz novos clientes. Uma limpeza de pele mal feita o afasta, e tira a oportunidade de novas indicações. Os produtos utilizados influenciam muito, a emoliência deve ser perfeita, a extração deve ser confortável e a recuperação da pele deve ser rápida. Busque qualidade e transmita isso também. Os inovadores ativos dermocosméticos permitem a melhor performance em limpeza de pele, trazem praticidade, ganho de tempo, emoliência perfeita, equilíbrio da microbiota para evitar infecções, ação semi anestésica e regeneração ultra rápida, seu cliente irá sentir os  benefícios na pele.

O protocolo de limpeza de pele consiste em promover o equilíbrio do pH da pele e em remover todas as sujidades retidas nos poros o que irá favorecer o equilíbrio da oleosidade, a redução de poros dilatados,  a remoção dos  comedões,  a uniformidade da pele.  A pele limpa permite maior permeação dos ativos contidos nos produtos que o cliente utiliza diariamente, e retira o acúmulo de fotoprotetores retidos na pele, ou seja o cliente disciplinado com o tratamento home care também precisa de limpeza de pele frequente para melhor performance nos resultados desejados. Nenhum tratamento profissional deve ser realizado sem antes passar por uma boa limpeza, além de facilitar a permeação, podemos entender melhor a pele do cliente e suas reações diante dos produtos dermocosméticos. É possível até mesmo perceber aquela que é mais ou menos resistente, e se haverá necessidade de ações potencializadoras para melhores resultados.

Fazer limpeza de pele mensalmente pode mudar o aspecto da pele. Esse cuidado geralmente se inicia na adolescência, e não tem idade limite. Os idosos também devem manter a pele limpa, e existem métodos exclusivos para tratar a pele envelhecida inclusive colaborando com a ação  rejuvenescedora e sem promover lesões, já que a pele do idoso é naturalmente mais sensível .

Todos os tipos de pele necessitam de limpeza:

– as normais e secas não escapam não, elas também precisam se manter limpas, hidratadas e em equilíbrio;
– as peles acneicas e oleosas sempre serão as mais favorecidas. Nestes casos é indispensável controlar a microbiota da pele, o excesso de sebo produzido, equilibrar a hidratação e oleosidade, além de tratar ou prevenir as lesões acneicas.

A limpeza de pele é fundamental para uma pele perfeita!

A limpeza de pele bem feita é fundamental para seu sucesso profissional!

Permita que seja um momento único ao seu cliente! Deixe ele sentir que o investimento feito valeu a pena, e que esse cartão de visita deve ser distribuído a seus amigos e familiares.

Sobre Clelia Reis: Esteticista, Farmacêutica e Bioquímica, Graduando MBA em Tecnologia Cosmética e Gerente de Treinamento e Inovação na empresa BioScientific Cosmeceuticals Laboratories

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