Protetores solares para cabelo. | Portal Salão Brasil

Protetores solares para cabelo.


27/01/2015 | Postado em Colunas

Protetores solares para cabelo, eles realmente funcionam?

Usar protetor solar é hábito de muitos. A grande maioria das pessoas tem conhecimento de que deixar a pele mais protegida do sol é o método mais eficiente para evitar o envelhecimento precoce, manchas e até mesmo o câncer de pele. Porém, nos últimos anos, uma nova medida de proteção contra radiações UV solares tem sido divulgada pelas empresas de cosméticos com o objetivo de evitar danos, neste caso os  capilares.

Há quem se pergunte se realmente produtos de proteção solar para cabelos podem ser interessantes. Minha opinião é a de que realmente são. Os cabelos são reconhecidamente danificados pelas radiações solares, sofrendo com isto a desidratação, a perda da qualidade, o envelhecimento dos cabelos e o desbotamento de sua cor natural ou proveniente de colorações.
Se engana quem pensa que irá encontrar índices de proteção solar nos produtos capilares que apresentam esta qualidade. Quando um produto para pele tem em seu rótulo índices como proteção solar 2, 8, 20, 60, passam a idéia de menor ou maior proteção por conta da pele poder sofrer danos solares severos em curtos períodos de tempo. No caso dos cabelos as lesões são mais gradativas e nem sempre se pode avaliar o dano provocado pelas mesmas da forma que se avaliam os causados pelas radiações solares cutâneas.

Os ingredientes de proteção solar normalmente são incluidos em xampus, condicionadores ou produtos sem enxague. Apesar de terem sido desenvolvidos para uma excelente adesão aos fios de cabelo não sou muito favorável a confiar em protetores solares em xampus e condicionadores. Isto porque, uma vez que são produtos enxaguados após o uso é certo que muito da proteção que poderiam fornecer irá se perder.
Sou mais favorável aos produtos com protetor solar que não tenham enxague. Estes sim acabam proporcionando uma proteção solar mais efetiva. Uma vez que ficam nos cabelos o seu efeito também será mais duradouro.

Vale lembrar, mesmo assim, que produtos como estes devem ser reaplicados após sair da água do mar ou a piscina. Fica claro que nestas situações muito da ação destes produtos poderá ser perdida por conta da água colaborar com a eliminação dos ingredientes de proteção que estavam sobre os fios.
Para concluir, a aposta em produtos com proteção solar é interessante, válida e deverá, assim como os protetores para a pele, fazer parte dos hábitos de verão de grande parte da população em pouco tempo.

Dr. Ademir Júnior – Tricologia (Medicina Capilar)
www.ademirjr.com.br

© 2017 Salão Brasil - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por M2R Digital